segunda-feira, junho 01, 2009

FILOSOFIA DO CLUBE


Introdução
O futebol como jogo desportivo colectivo, pelas características que lhe são imputadas, assume um papel de extrema importância na sociedade actual, sendo classificado como um fenómeno antropossocial total que move grandes massas. Podemos então, através do futebol, formar e educar para uma sociedade melhor.
A riqueza de situações que o futebol proporciona, constitui um meio formativo por excelência, na medida em que a prática, quando correctamente orientada, induz o desenvolvimento de competências em vários planos, nomeadamente o táctico-cognitivo, o técnico e o sócio-afectivo.

Objectivos
Dada a importância que o futebol tem para a nossa cidade como meio de promoção e desenvolvimento integral das crianças, como também meio de formação desportiva por excelência, pretendemos com a nossa Escola de Futebol atingir os seguintes objectivos:
- Possibilitar o acesso à prática do futebol a todas as crianças e jovens, independentemente das suas capacidades;
- Criar um espaço de lazer e ocupação de tempos livres de forma segura e organizada;
- Contribuir decisivamente para a formação integral das crianças e jovens nos seus mais elevados valores morais, cívicos e de urbanidade, bem como, no desenvolvimento das suas capacidades cognitivas;
- Contribuir para a formação desportiva de jogadores de qualidade;
- Incutir nas nossas crianças e jovens o gosto pelo clube;
- Participar em Torneios/Convívios Externos propiciando aos alunos e pais o convívio e o prazer de representar a camisola das Escolas Desportivas Oeiras perante outras instituições.

Metodologia de ensino-aprendizagem
Para que as nossas crianças e jovens resolvam com sucesso os problemas que o jogo coloca, os meios, métodos e estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas assentarão na premissa de que as acções técnicas a ensinar serão em função do jogo, de forma a compreender a dinâmica e princípios de jogo.
Desta forma, o meio de ensino-aprendizagem mais utilizado é o jogo (dirigido, condicionado, “reduzido”, livre, etc.).

Linhas Metodológicas gerais:
- Adequar a aula/treino ao nível de desempenho dos alunos;
- Privilegiar a densidade motora;
- Providenciar o maior tempo possível de trabalho motor em contacto com a bola;
- Aumentar o drasticamente o volume do treino das habilidades em contexto de jogo, com recurso ao jogo condicionado, “reduzido” ou formal;
- Adequar as dimensões do terreno ao escalão etário;
- Criar um clima de confiança e de desdramatização do erro e do insucesso;
- Tratamento equitativo dos alunos;
- Exigir rigor e disciplina no cumprimento das regras;
- Exigir educação e respeito pelos colegas e treinadores.
 

NOTÍCIAS

LINKS

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Escola de Desporto de Gouveia Copyright © 2009 Black Nero is Designed by Ipietoon