terça-feira, junho 16, 2009

CARTA ABERTA AOS PAIS


PAIS…!!!

Sabemos que estão dispostos a fazer tudo pelo bem-estar dos vossos filhos. Provavelmente costumam acompanhar a actividade desportiva que eles realizam e gostariam de lhes proporcionar uma experiên­cia agradável, de os encontrar satisfeitos depois dos treinos e das competições, de os ver obter resulta­dos acima da média, ganhar as competições em que participam e de os sentirem felizes.

Pois bem, o vosso comportamento e a maneira como os acompanham, condiciona bastante os efeitos positivos dessa presença, podendo mesmo, sem querer, estar a minimizar os efeitos positivos que o des­porto lhes pode trazer.

É certo que não estão sozinhos nessa responsabilidade. Treinadores, dirigentes, árbitros, amigos e adeptos em geral, cada um à sua maneira e de acordo com a sua área de intervenção, partilham desse dever, que é tanto social como desportivo.

O relacionamento que treinador, pais e os jovens praticantes estabelecem entre si é um argumento determinante para a qualidade da experiência vivida e para o tipo de benefícios que o desporto lhes proporciona.

E em que aspectos o desporto pode contribuir para a formação dos vossos filhos? Para além da iniciação à prática da modalidade de que eles gostam, que lhes vai permitir a aquisição dos respectivos funda­mentos e, quem sabe, dar os primeiros passos de uma carreira brilhante, uma prática bem orientada pode contribuir para a formação de hábitos de disciplina, perseverança, espírito de sacrifício, de luta por objectivos, levando-os a aprender a lidar com a vitória e a derrota e a respeitar companheiros e adver­sários, adquirindo também o gosto pelo exercício físico, com todos os benefícios para a saúde daí resul­tantes.

A dimensão de todos estes benefícios passa, em certa medida, pela forma como os pais acompanham os filhos, pela maneira serena e comedida como os ajudam a viver o seu dia-a-dia, pelo modo como colaboram nos momentos de alegria e de tristeza que eles, certamente, irão encontrar.

Nestas circunstâncias, gostaríamos de recordar que os pais podem contribuir para que os seus filhos vivam momentos agradáveis quando praticam desporto, se respeitarem as seguintes indicações:

* Estarem presentes nas competições em que eles participam;

* Encorajá-los a respeitarem as regras da modalidade e do espírito desportivo;

* Darem bons exemplos, através de um relacionamento amigável com os pais e os acompanhan­tes dos adversários;

* Realçarem sempre o prazer de fazer desporto e a alegria de participar;

* Elogiarem o esforço realizado e os progressos conseguidos, sem os pressionar;

* Aplaudirem todas as boas jogadas e as boas marcas alcançadas, independentemente de quem as realiza;

* Ajudarem a conciliar as suas actividades escolares e desportivas;

* Terem um comportamento respeitador e comedido perante as vitórias e as derrotas e ajuda­rem os filhos a assumirem semelhante atitude;

* Evitarem comentar publicamente, de forma depreciativa, o comportamento de treinadores, diri­gentes, árbitros e de outros jogadores;

* Respeitarem as intervenções do treinador, sem interferir no seu trabalho;

* Contrariarem o aparecimento de atitudes de vaidade e de sobranceria, evitando os elogios fáceis.


Se assim procederem, se procurarem respeitar todas estas singelas mas preciosas indicações, podem estar certos que estarão a contribuir, decisivamente, para a formação dos vossos filhos, ajudando-os a beneficiar de tudo o que de positivo o desporto lhes pode proporcionar.

 

NOTÍCIAS

LINKS

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Escola de Desporto de Gouveia Copyright © 2009 Black Nero is Designed by Ipietoon